domingo, 28 de maio de 2017

Relações ecológicas- Turmas 3004- dia 2 de junho/ 3005- dia 29 de maio

As principais relações ecológicas que os seres vivos.
Nas comunidades biológicas, dentro de um ecossistema, encontram-se várias formas de interações entre os seres vivos que as formam, as relações ecológicas.

 Essas interações por sua vez, se diferenciam pelos tipos de dependência que os organismos mantêm entre si: algumas são caracterizadas pelo benefício mútuo dos seres vivos envolvidos, ou apenas de um deles sem prejuízo do outro, enquanto outras são caracterizadas pelo prejuízo de um de seus participantes em benefício do outro.
Conhecer as múltiplas possibilidades de relações entre os organismos no ambiente nos possibilita compreender que a natureza corresponde a uma intrincada rede de interações, e que a manutenção da mesma depende de distintos níveis de organização e relacionamento entre os seres vivos que compõem cada ecossistema.

Nesse sentido, podemos falar que essas relações ecológicas podem ocorrer entre indivíduos da mesma espécie (relações intraespecíficas) ou entre indivíduos de espécies diferentes (relações interespecíficas), contudo em ambas, as relações podem se dar de forma harmônica (ou interações positivas) ou de forma desarmônica (interações negativas).

Nas relações intraespecíficas harmônicas temos: sociedade, onda há divisão do trabalho (exemplos: abelhas, cupins e formigas) e colônia, onde os indivíduos estão anatomicamente unidos entre si (exemplos: corais, esponjas e algumas algas). Já as relações desarmônicas são: o canibalismo (um indivíduo mata o outro da mesma espécie para se alimentar. Exemplos: algumas aranhas, escorpiões, grilos, etc.) e a competição intraespecífica (ocorre quando há disputa de recursos não disponíveis em quantidade suficiente, como espaço, fêmeas e alimento).

As relações interespecíficas harmônicas podem ser:
-Mutualismo (ambos se beneficiam e mantêm relação de dependência, exemplos: liquens, bactérias e plantas leguminosas, bovinos e enterobactérias que digerem celulose, cupins e enterobactérias que digerem celulose),
-Protocooperação (ambos se beneficiam, mas podem viver separados, exemplos: jacaré e ave palito, anêmona e caranguejo paguro),
-Inquilinismo (um indivíduo obtém proteção sem prejudicar o outro, exemplos: plantas epífitas que vivem sobre as árvores, peixe-agulha de pepino-do-mar)
-Comensalismo (apenas um se beneficia sem causar prejuízo ao outro, exemplos: tubarão e peixe-piloto, leão e hiena, urubu e homem).

Já as relações desarmônicas são:
-Amensalismo (os indivíduos de uma espécie secretam substâncias que inibem o desenvolvimento de outras, exemplos: fungos que secretam antibióticos e bactérias, eucalipto e outras plantas, algas que provocam a maré vermelha e outros seres vivos aquáticos),
-Predatismo (um indivíduo mata o da outra espécie para se alimentar. Exemplos: aranhas e insetos, gaviões e cobras, herbívoros e plantas, plantas carnívoras, etc.),
-Parasitismo (o parasita vive no corpo de outra espécie para dele se alimentar, exemplos: carrapatos, piolhos, pulgas, vermes, pulgões que sugam a seiva das plantas, erva de passarinho, cipó-chumbo, etc.)
-Competição interespecífica (duas espécies diferentes disputam recursos não disponíveis em quantidade suficiente, como espaço e alimento).
A competição pode determinar o controle da densidade populacional das duas espécies que estão interagindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário