domingo, 24 de maio de 2015

RECUPERAÇÃO PARALELA- 3º SÉRIE - TURMAS 3005-3006-3007- 2º BIMESTRE

 RECUPERAÇÃO PARALELA- 3º SÉRIE - TURMAS 3005-3006-3007- 2º BIMESTRE

1.       Considerando uma lagoa no seu todo como um ecossistema, observe a ilustração a
seguir e responda as questões:


A) Você consegue identificar uma comunidade vivendo nessa lagoa? Se sim, quais são as populações que formam essa comunidade?
B) Quais os fatores abióticos desse ecossistema? Você consegue identificar?
C) Quais são os níveis tróficos que estão presentes na ilustração dessa lagoa?
D) Quais espécies presentes nessa lagoa são identificadas como heterótrofas e quais são identificadas como autótrofas?
E) Qual a importância da radiação solar para a vida das espécies que formam as populações 1 e 2?
F) identifique os seres vivos que correspondem respectivamente aos produtores e consumidores terciários dessa cadeia:

PARTE 2-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1. Na cadeia alimentar a seguir, em qual nível trófico nós podemos encontrar a menor quantidade de energia disponível? Qual ser vivo representa esse nível?
Algas èPeixes pequenoès Peixes grandes èGarça


2. Os seres vivos de um ecossistema se relacionam dando origem a diferentes cadeias alimentares que, interligadas formam uma complexa teia alimentar:
Nessas cadeias ou teias alimentares, a fonte primária de energia é o:
(a) Consumidor quaternário; (b) Consumidor primário; (c) Sol;
(d) Decompositor; (e) Produtor.

3. (ENEM) Os personagens da figura a seguir, estão representando uma situação hipotética de cadeia alimentar:


Suponha que, em cena anterior à apresentada, o homem tenha se alimentado de frutas e grãos que conseguiu coletar. Na hipótese de, nas próximas cenas, o tigre ser bem sucedido e, posteriormente, servir de alimento aos abutres, tigre e abutre ocuparão respectivamente os níveis tróficos de:
(a) Produtor e consumidor primário;
(b) Consumidor primário e consumidor secundário;
(c) Consumidor secundário e consumidor terciário;
(d) Consumidor terciário e produtor;
(e) Consumidor secundário e consumidor primário.

PARTE 3-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1. (ENEM) Os vaga-lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento. O macho reconhece a fêmea de sua espécie e, atraído por ela, vai ao seu encontro, porém, existe um tipo de vaga-lume, o Photuris, cuja fêmea engana e atrai os machos de outro tipo, o Photinus, fingindo ser desse gênero. Quando o macho Photinus se aproxima da fêmea Photuris, muito maior que ele, é atacado e devorado por ela.
BERTOLDI, O. G.; VASCONCELLOS, J. R. Ciência & sociedade: a aventura da vida, a aventura da tecnologia. São Paulo: Scipione, 2000 (adaptado).
A relação descrita no texto, entre a fêmea do gênero Photuris e o macho do gênero Photinus, e um exemplo de:
(a) Comensalismo; (b) Inquilinismo; (c) Cooperação; (d) Predatismo; (e) Mutualismo.

(UFLA-MG) Há alterações ambientais (como por exemplo, as práticas de cultivo) que têm como consequência a perda de nutrientes (substâncias responsáveis pela nutrição das plantas) no solo. Esta perda é reduzida com o plantio de leguminosas que auxiliam na fixação do nitrogênio no solo. Que tipo de interação entre espécies está envolvida nesta relação?
(a) Mutualismo; (b) Competição; (c) Predação; (d) Parasitismo. (e) Amensalismo

2. (Unifesp) A raflésia é uma planta asiática que não possui clorofila e apresenta a maior flor conhecida, chegando a 1,5 metros de diâmetro. O caule e a raiz, no entanto, são muito pequenos e ficam ocultos no interior de outra planta em que a raflésia se instala, absorvendo a água e os nutrientes de que necessita. Quando suas flores se abrem, exalam um forte odor de carne em decomposição, que atrai muitas moscas em busca de alimento. As moscas, ao detectarem o engano, saem da flor, mas logo pousam em outra, transportando e depositando no estigma desta, os grãos de pólen trazidos da primeira flor. O texto descreve duas interações biológicas que podem ser identificados, respectivamente como:

(a) Inquilinismo, mutualismo e polinização;
(b) Inquilinismo, comensalismo e fecundação;
(c) Parasitismo, mutualismo e polinização;
(d) Parasitismo, comensalismo e fecundação;
(e) Parasitismo, comensalismo e polinização.


3. (UFPI-adaptada) Dos tipos de relações ecológicas listados a seguir, o único que ocorre exclusivamente entre organismos da mesma espécie é:
(a) Inquilinismo;
(b) Herbivoria;
(c) Mutualismo;
(d) Sociedade;
(e) Parasitismo.

4. Leia as afirmações a seguir e marque a alternativa que se refere, respectivamente, às relações ecológicas intraespecíficas:
- Organismos de uma mesma espécie quase sempre disputam os recursos oferecidos pelo meio.
- Em algumas situações, os indivíduos de uma mesma espécie se auxiliam mutuamente, trocando benefícios.

(a) Competição intraespecífica e mutualismo;
(b) Comensalismo e mutualismo;
(c) Competição interespecífica e inquilinismo;
(d) Competição intraespecífica e cooperação intraespecífica (sociedades e colônias);
(e) Colônias e sociedades.


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