domingo, 24 de maio de 2015

RECUPERAÇÃO PARALELA – 1ª SÉRIE- SEGUNDO BIMESTRE - BIOLOGIA

RECUPERAÇÃO PARALELA – 1ª SÉRIE- SEGUNDO BIMESTRE - BIOLOGIA

PARTE 1 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A meiose é um processo muito complexo, e erros na separação dos cromossomos homólogos durante a meiose I ou das cromátides-irmãs na meiose II causam gametas com número anormal de cromossomos. Quando um desses gametas é fecundado por um gameta normal, há a formação de um zigoto com número anormal de cromossomos (aneuploidia). Esse número pode ser maior ou menor que 46, e ambos os casos são considerados como mutações cromossômicas. A alteração pode ocorrer nos cromossomos sexuais ou nos autossômicos (do corpo).
Nesse último caso o indivíduo afetado pode ser tanto homem quanto mulher. Síndrome de Down ou Trissomia do 21: os indivíduos possuem 3 cromossomos no par 21, o que provoca cabeça pequena, com a face achatada; olhos com os cantos externos puxados para cima; boca pequena, com língua de tamanho normal; dentes irregulares; pescoço curto e largo; baixa estatura; dedos curtos; uma linha reta na palma da mão; coeficiente intelectual baixo. Síndrome de Patau: os indivíduos possuem 3 cromossomos no par 13, o que provoca olhos afastados; orelhas malformadas; defeitos sérios no coração e nos sistemas digestório, genital e urinário. Geralmente os portadores dessa síndrome não vivem além dos 3 anos de idade. Síndrome de Edwards: os indivíduos possuem 3 cromossomos no par 18, o que provoca cabeça pequena e estreita; olhos afastados; boca e queixo pequenos; pés deformados; anomalias graves no coração, rins e sistema genital. Geralmente os portadores dessa síndrome não vivem além do 1º ano de idade. Síndrome de Klinefelter: os indivíduos possuem dois cromossomos X e um Y e são todos do sexo masculino. Essa síndrome provoca testículos pequenos; ausência de espermatozóides; e em alguns casos mamas mais evidentes. Síndrome de Turner: os indivíduos possuem apenas um cromossomo sexual: o X e são todos mulheres. Essa síndrome provoca estatura pequena; ovários não-funcionais; pescoço curto e largo; anomalias renais. Atualmente há testes que identificam essas doenças desde a oitava semana de gestação. FONTE: Adaptado de texto de Sônia Lopes. 17

1. Sabendo que os 46 cromossomos são agrupados em 23 pares. Observe os cariótipos nas figuras 11, 12, 13 e 14 veja que contêm mutações, ou seja, alterações na organização dos cromossomos. Veja que em 3 figuras, estão identificados por uma seta ou círculos cromossomos onde elas ocorreram, e DÊ OS NOMES DAS DOENÇAS QUE RESULTARAM DESSAS MUTAÇÕES.






a)     Figura 11 --Cariótipo A - ____________________________________________________







b)    Figura 12. Cariótipo B - ____________________________________________________


 

c)     Figura 13. Cariótipo C -___________________________________________________________________




d) Figura 14. Cariótipo D - ___________________________________________________

2. Explique como a natureza resolve a formação de novas gerações iguais à geração inicial, isto é, a formação de indivíduos cujas células contenham 46 cromossomos cada uma?

3. Em certos organismos há uma geração que se reproduz assexuadamente e que alterna com outra geração que se reproduz sexuadamente. Em qual dos dois casos os descendentes apresentarão maior semelhança com os seus genitores? Explique:

4. (SAERJINHO 2012) Leia com atenção o texto sobre a A Síndrome de Marfan e depois assinale a alternativa correta sobre a causa da doença, que apresenta as manifestações clínicas concentradas em três sistemas principais: o esquelético, caracterizado por estatura elevada, escoliose, braços e mãos alongadas e deformidade torácica; o carídaco, caraterizado por prolapso de válvula mitral e dilatação da aorta; e o ocular, caracterizado por miopia e luxaçao do cristalino.
A doença citada nesse texto ocorre devido à alteração no DNA. Essa alteração promove uma modificação adaptativa na espécie humana, pois:
a) Aumenta o fluxo gênico;       b) Diminui a variabilidade genética; c) Ocasiona mutação gênica;    d) Promove a deriva gênica;  e) Promove novo genótipo.
  


5. (UDESC) O ciclo de vida das plantas pteridófitas está representado no esquema abaixo:




Assinale a alternativa correta sobre esse ciclo:
a) O gametófito está representado pelo número IV do ciclo;
b) Os esporos são diploides e estão representados pelo número VI;
c) A meiose está representada pelo número V do ciclo;
d) O gametófito constitui a fase duradoura (planta propriamente dita) do ciclo;
e) O esporófito está representado pelo número I do ciclo
PARTE  2 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1-UNICAMP-SP) Em muitos organismos unicelulares como as amebas, as células-filhas resultantes da divisão mitóticas funcionam como organismos independentes;
novas plantas podem surgir a partir de raízes ou mesmo de folhas; em certos animais,
como a hidra, novos indivíduos surgem por brotamento.
a) A que tipo de reprodução se referem esses exemplos? Explique:
b) Dê duas vantagens e uma desvantagem desse tipo de reprodução:

2. (Fuvest- SP) Através de técnicas modernas de melhoramento vegetal, conseguiu-se Uma linhagem de cana-de-açúcar altamente produtiva. Sabendo-se que a cana pode se reproduzir tanto sexuada quanto assexuadamente, explique de que forma essa linhagem deve se propagar para que suas boas características sejam mantidas em plantas sucessivas.

3. (Unicamp- SP) Culturas de cana-de-açúcar são obtidas através do plantio de pedaços de colmos, os toletes. Culturas de subsistência de milho são obtidas pelo plantio das sementes que o agricultor colheu no ano anterior. Qual dessas duas culturas terá maior potencial para enfrentar uma alteração no ambiente, como por exemplo, o aparecimento de um novo patógeno? Justifique:

4. (Vunesp-SP) Qual a maior vantagem evolutiva da reprodução sexuada? Que processo de divisão celular e que eventos que nele ocorrem contribuem para que essa vantagem seja promovida?

5. (UFC-CE) Durante o desenvolvimento embrionário, o período de organogênese é particularmente vulnerável à ação de determinados fatores, como infecções (toxoplasmose e rubéola, por exemplo), drogas (como a talidomida) e deficiências alimentares maternas. Justifique essa vulnerabilidade. 

PARTE 3------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1. O DNA de duas espécies distintas difere quanto à sequência das bases nitrogenadas. Na sua opinião, o DNA de dois indivíduos da espécie humana é idêntico?

2. Diante dos estudos realizados nesse módulo, sobre a transmissão da vida, você agora consegue imaginar e propor um motivo que faça com que sejam desaconselhadas radiografias do abdome em mulheres grávidas, no início da gestação, e quanto são eventualmente toleradas nos últimos meses do processo?

3. A ocorrência de mutações é importante para a evolução da espécie? Justifique sua resposta:

4. (UFLA) Analise as proposições abaixo sobre a replicação e a transcrição do DNA:

I. O modelo de replicação é semiconservativo;
II. A principal enzima envolvida na replicação é a RNA polimerase;
III. A partir da transcrição do DNA, é sintetizada uma molécula de RNA de fita simples;
IV. A replicação do DNA produz duas moléculas de DNA idênticas.
Agora assinale a alternativa correta:
a) Somente as proposições I e IV são corretas.
b) Somente as proposições I, III e IV são corretas.
c) Somente as proposições II, III e IV são corretas.
d) Somente as proposições II e III são corretas.
e) Todas as alternativas corretas.
4. (UNICAMP- SP) No início de 1997, pesquisadores anuciaram o nascimento da ovelha Dolly, considerada o primeiro clone de mamífero, gerado artificialmente. Um dos objetivos dessa pesquisa é a melhoria da pecuária, através da formação de rebanhos homogêneos. Os Clones no entanto, ocorrem naturalmente no cotidiano, lembra o geneticista Ademar Freire Maia, em um artigo do Boletim Germinis do Conselho Federal de Biologia, de maio/junho de 1997.
a) Qual seria a desvantagem biológica de um rebanho de clones?
b) Dê exemplos de clones que ocorrem naturalmente:

5. (UECE) No ciclo de vida das briófitas podem ser consideradas as seguintes etapas:
I. Produção de esporos; II. Produção de gametas; III. Formação de indivíduo haplóide
IV. Formação de indivíduo diplóide.
Assinale a sequência correta destas etapas:
a) I, III, IV e II.
b) III, I, II e IV.
c) III, I, IV e II.
d) I, III, II e IV.

e) I, II, III,IV

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