segunda-feira, 8 de setembro de 2014

3ª série – GABARITO- Recuperação paralela- Parte II

3ª série – Recuperação paralela- Parte II
1.-(FUVEST SP) Teste de DNA confirma paternidade de bebê perdido no tsunami.
(...)
Resposta: C
Comentário: Comparando o padrão das bandas (faixas) entre os possíveis pais e o bebê, constatando que o padrão do casal C é o que é mais refletido na criança em relação aos demais casais

2. (UECE - 95) Biólogos estão pesquisando um tipo de planta forrageira que seja resistente a grandes estiagens e que tenha um teor de proteínas superior às outras menos resistentes. Para obtenção do espécime em questão, os pesquisadores usam ESSENCIALMENTE no laboratório, técnicas de:
Resposta C - Engenharia genética;
Comentário: A engenharia genética proporciona alterar o material genético para proporcionar uma maior resistência às modificações ambientais e o seu enriquecimento nutricional.

3. Qual o órgão nacional responsável pela deliberação quanto à produção e comercialização de produtos transgênicos no Brasil?
Resposta: Comissão Técnica Nacional de Biotecnologia (CTNBIO)
Comentário: A CTNBio é uma instância colegiada multidisciplinar, criada através da lei nº 11.105, de 24 de março de 2005, cuja finalidade é prestar apoio técnico consultivo e assessoramento ao Governo Federal na formulação, atualização e implementação da Política Nacional de Biossegurança relativa a OGM, bem como no estabelecimento de normas técnicas de segurança e pareceres técnicos referentes à proteção da saúde humana, dos organismos vivos e do meio ambiente, para atividades que envolvam a construção, experimentação, cultivo, manipulação, transporte, comercialização, consumo, armazenamento, liberação e descarte de OGM e derivados.

4. A engenharia genética refere-se ao:
(c) Conjunto de procedimentos usados na manipulação do DNA;
Comentário: A engenharia genética é uma tecnologia para a produção de organismos geneticamente modificados, seja pela produção de alimentos transgênicos ou pela sua aplicação no campo da saúde.


5. (UFC-2002) Plasmídeos são estruturas celulares, que consistem apenas de:
(d) Fitas circulares de DNA;

Comentário: Os plasmídeos são pequenas moléculas circulantes de DNA, encontradas no citoplasma de bactérias, capazes de se reproduzirem independentes do DNA cromossômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário