quarta-feira, 17 de setembro de 2014

2ª série - GABARITO-Recuperação Paralela II

1. Um sistema é formado por órgãos que realizam funções complementares. Tudo o que comemos passa, por exemplo, por um grande circuito que é o sistema digestório. Durante o percurso, o alimento faz paradas em alguns órgãos e passa direto por outros, recebendo algumas substâncias.
De acordo com o esquema, o percurso do alimento é:
(A) boca - faringe – esôfago - estômago - intestino delgado - intestino grosso – reto;

2. Os ovários são duas glândulas situadas uma em cada lado do útero, abaixo das trompas. Produzem os óvulos e também os hormônios sexuais femininos. Assinale a alternativa que indica quais hormônios são produzidos pelos ovários:
a) estrógeno e progesterona;

3. Por que não é possível perceber o sabor dos alimentos quando estamos doentes?
O nosso paladar está diretamente ligado ao nosso olfato. Isso quer dizer que para sentir o gosto da comida tem que estar tudo certo com os receptores de olfato do nosso nariz. Cerca de 80% do que chamamos de gosto dependem diretamente do olfato, não do paladar.
As papilas gustativas da nossa língua podem distinguir cinco sabores. O nosso olfato, que é muito mais sensível e percebe cerca de 20 mil cheiros diferentes. Durante a mastigação os aromas da comida se tornam ainda mais intensos. O cérebro utiliza as informações do olfato e do paladar para criar o “sabor” da comida.
Quando estamos gripados, o excesso de muco no nariz atrapalha a chegada das moléculas de odor nos receptores do olfato e por causa disso sentimos muito menos o cheiro e consequentemente também o gosto do alimento. Os próprios vírus da gripe costumam interferir na sensibilidade destes receptores e nosso sentido do olfato costuma ficar bastante prejudicado durante a estada do vírus no organismo. Com nosso olfato prejudicado, o gosto dos alimentos não se destacam e parece que estamos comendo isopor ao invés de comida.

4. Aproximadamente 10% do tecido nervoso são formados pelos neurônios, células especiais que possuem a capacidade de transmitir, de forma rápida e eficiente, sinais e estímulos recebidos de diversas partes do organismo. Essas sensações são transmitidas de um neurônio a outros através de um mecanismo conhecido como:
d) sinapse;

5. (UEL-2006)  (...) Ao descrever: “E as minhas pernas andavam, desandavam, estacavam trêmulas e crentes de abarcar o mundo” Machado de Assis relatava a sensação de Bentinho ao
pensar em Capitu. Com base nos conhecimentos sobre hormônios, é correto afirmar que o comportamento descrito é devido à liberação de:

a) Adrenalina pela região medular da adrenal, que promove aceleração no ritmo cardíaco e lividez na pele; 

Nenhum comentário:

Postar um comentário