sábado, 21 de novembro de 2015

GABARITO.Turmas 1006.1012 – RECUPERAÇÃO PARALELA-BIOLOGIA - 1ª SÉRIE - 4º BIMESTRE

GABARITO – BIOLOGIA - RECUPERAÇÃO PARALELA – 1ª SÉRIE  - 4º BIMESTRE  

1ª questão  - c) Baleia e pássaro;
Comentário: A baleia e o pássaro são cordados que compartilham um ancestral comum próximo e, consequentemente, apresentam maior semelhança genética.
_________________________________________________________________________________

2ª questão 
Nesse contexto se insere a classificação biológica. Considere as afirmativas a seguir, correlacionadas com o texto acima:
 b) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras;
Comentário: A partir dos estudos da genética das espécies, as bases taxonômicas, ou sistemática biológica, relaciona os seres vivos de acordo com o parentesco evolutivo (classificação científica moderna), pelas seguintes categorias taxonômicas: Reino, Filo, Classe, Ordem Família, Gênero, Gênero e Espécie.
______________________________________________________________________________________

3ª questão - d) A troca de genes entre duas espécies torna-se restrita em virtude do isolamento geográfico das mesmas;
Comentário: A especiação poderia ser evidenciada a partir do isolamento reprodutivo como consequência do isolamento geográfico pode tornar as duas populações tão diferentes geneticamente que a troca de genes entre elas não é mais possível, constituindo-se, então duas espécies distintas.
______________________________________________________________________________________

Atividade 2
1) Que características os Mandacarus apresentam, que os tornam bem adaptados aos climas secos?
Resposta: O Mandacaru é uma planta que consegue viver em lugares com baixa disponibilidade de água, como o sertão nordestino brasileiro. Isso porque essa planta tem características que permitem o armazenamento de água em seu interior. Ela tem folhas modificadas em forma de espinho. Esse formato diminui a superfície destas folhas, diminuindo o espaço pelo qual a planta perderia água, devido à evaporação.
____________________________________________________________________________________________

2) Os mamíferos mantêm a temperatura corporal constante. Quando a temperatura está baixa, eles precisam reter calor. Quando está alta, precisam perder calor. A forma mais comum de perder calor em ambientes quentes é a transpiração, mas existe o risco de desidratação. Pense e responda: que características adaptativas os ratos- cangurus e os camelos apresentam que os tornam bem adaptados para viver nos desertos?
Resposta: Animais, como o camelo e o rato-canguru estão perfeitamente adaptados à vida em ambientes muito secos. Muitos pensam que esses animais não precisam de água, mas isso não é verdade. Eles são bem resistentes à desidratação, sua urina
é muito concentrada, ou seja, precisa de pouca água para ser eliminada. Suas fezes são secas e esses animais costumam não transpirar muito, para evitarem a perda d'água.
____________________________________________________________________________________________

3) Durante os períodos glaciais,
d) plantas com adaptações ao clima árido, como o desenvolvimento de estruturas que reduzem a perda de água, devem apresentar maior área de distribuição;
Comentário: De acordo com o texto, durante os períodos glaciais (áridos) houve expansão dos hábitats não florestais, o quefavoreceu plantas cujas estruturas reduzem a perda de água. Resposta: D
_______________________________________________________________________________________________

4) É cientificamente aceitável o que se afirma:
b) apenas em II;
Comentário: Na fauna terrestre do quaternário alternaram-se espécies próprias de habitat de clima quente. Na América do Sul proliferaram os mamíferos desdentados, que alcançavam grande tamanho e providos de uma resistente couraça.
_____________________________________________________________________________________________-

5) Com relação ao problema descrito no texto, é correto afirmar que:
b) a extração predatória do mogno pode reduzir o número de indivíduos dessa espécie e prejudicar sua diversidade genética;

Comentário: a influência humana na natureza pode provocar a extinção de espécies e assim comprometer o equilíbrio ecológico de toda a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário