domingo, 16 de agosto de 2015

RECUPERAÇÃO PARALELA – 1ª SÉRIE – ENSINO MÉDIO- 3º BIMESTRE

RECUPERAÇÃO PARALELA – 1ª SÉRIE – ENSINO MÉDIO- 3º BIMESTRE

1-       (UEPA) “O sequenciamento do genoma do camundongo revelou cerca de 30 mil genes, 99% dos quais possuíam equivalentes diretos em seres humanos.”(Revista National Geographic, novembro/2004, por David Quammen). As semelhanças entre os genes humanos e os do camundongo revelam:
a) Outro tipo de evidência de um processo evolutivo, as homologias, como aquela entre mãos e patas com cinco dedos;
b) Mecanismos de evolução convergente, influenciados por pressões do ambiente;
c) Inúmeros cruzamentos entre camundongos e humanos, promovendo a recombinação gênica;
d) Evidências que não caracterizam ancestralidade comum entre os vertebrados citados;
e) Populações de camundongos que surgiram de populações humanas.

2-      (PUC-CAMPINAS) Para responder esta questão considere o texto abaixo:
A ação de seres vivos como bactérias, fungos e leveduras na descontaminação ambiental é um processo químico chamado de biorremediação. A remediação também pode ser feita por algumas espécies de plantas. Essa técnica chamada de fitorremediação, tem se revelado útil na remoção de metais pesados e poluentes orgânicos de solos e sedimentos contaminados. (Adaptado de Discutindo Ciência. p. 34).
Pesquisas vêm sendo feitas na tentativa de retirar do solo, empregando fitorremediação, resíduos do herbicida tebuthiuron, que permanece no solo anos após a sua aplicação. Um pesquisador realizou experimentos com o objetivo de avaliar a capacidade de diversas espécies de plantas eliminarem tais resíduos, cultivando-as em vasos contendo diversas concentrações do herbicida. Dentre dez espécies testadas, duas conseguiram se desenvolver no solo contaminado. Nesses experimentos o herbicida atuou como agente:
a) De fitorremediação;  b) Indutor de mutações;  c) De seleção de espécies tolerantes;
d) De eliminação dos resíduos do solo;  e) De controle de ervas daninhas.

3-      (UNICENTRO) Órgãos vestigiais identificados em muitas espécies animais constituem dados que subsidiam estudos da evolução porque:
a) Atuam nas novas gerações com funções diferentes;
b) Fortalecem a hipótese de que o uso e o desuso de um órgão aumentam ou diminuem respectivamente, o seu tamanho;
c) Podem ser indicadores de ancestralidade comum entre espécies;
d) Permitem o estabelecimento de comparações entre as teorias de Darwin e de Lamarck;
e) Possibilitam o estabelecimento de relações idênticas entre as funções em organismos diferentes.
4.      Leia este texto sobre o Lamarckismo. Reflita e responda às questões:
Segundo Lamarck, as primeiras girafas que surgiram na Terra tinham pescoço curto e se alimentavam da vegetação mais baixa. À medida que essa vegetação ia se escasseando havia necessidade de os animais esticarem o pescoço para apanhar folhas situadas em galhos mais altos. Desta forma, o pescoço tornava-se mais comprido. Ao se cruzarem davam descendentes com pescoços cada vez maiores até ser atingido o comprimento o pescoço das girafas atuais.  Que explicação teria dado Darwin a esse fato?

5.      PUC-CAMPINAS) A enguia elétrica ou poraquê (Eletrophorus eletricus), peixe da região amazônica, tem eletroplacas. Essas eletroplacas podem gerar uma tensão de até 600V e uma corrente de 2,0A, em pulsos que duram cerca de 3,0 milésimos de segundo, descarga suficiente para atordoar uma pessoa e matar pequenos animais. (Adaptado de Alberto Gaspar. Física. v. 3. São Paulo: Ática, p. 135)
Se uma população de Eletrophorus eletricus ficar isolada por muito tempo, a ponto de não mais gerar descendentes férteis com a população original, ocorrerá:
a) Uma nova espécie de Eletrophorus eletricus;   b) Um novo gênero de eletricus;  c) Uma nova espécie do gênero Eletrophorus;   d) Uma raça de Eletrophorus eletricus;  e) Um novo gênero de Eletrophorus eletricus.

6.      (UFRJ) Desde que os primeiros animais foram domesticados, o homem vem alterando suas populações a fim de melhorar as características que julga mais importantes, tais como: mais carne, mais ovos, mais lã, entre outras. Numa população sem a interferência do homem, o surgimento de indivíduos com essas características "melhoradas" decorre de ........................... ou de ........................ O homem, nesse contexto, faz o papel de .............................. As lacunas do texto devem ser completadas, respectivamente, por:
 a) condições do ambiente ... herança direta dos pais ... agente seletivo;
b) condições do ambiente ... seleção natural ... agente mutagênico;
c) reprodução sexuada ... mutações ... agente seletivo;
d) reprodução sexuada ... seleção natural ... agente mutagênico;
e) mutações ... condições do ambiente ... agente mutagênico.
7.      (UFF/2005) Diferentes espécies de peixes herbívoros marinhos do mesmo gênero são encontradas nas regiões tropicais do Oceano Atlântico, tanto na costa do Continente Americano, quanto na costa do Continente Africano. Após estudos sobre este grupo, foi possível elaborar o diagrama e o quadro a seguir, onde espécies supostamente distintas foram representadas por diferentes letras:  


A)    Considerando os mecanismos de especiação, como poderia ser explicado o surgimento das espécie C e D a partir de uma espécie ancestral?
 B)     Das espécies citadas, qual delas mais se assemelha à espécie ancestral?

8.      (FAAP) Considere o processo evolutivo do ser humano e assinale a alternativa que corresponde à hipótese, hoje mais aceita, sobre a relação entre as mudanças de hábitos alimentares e o tamanho dos dentes no “Homo sapiens.”
a) Os dentes menores foram selecionados de acordo com a mudança alimentar, de herbívoro para carnívoro;
b) Não é possível estabelecer nenhuma relação pois, ao adquirir a postura ereta, mãos e braços ficaram livres para lutar, diminuindo a importância da mandíbula e dos dentes;
c) O uso do fogo para cozinhar alimentos, tornando-os mais moles, contribuiu para diminuir o tamanho dos dentes;
d) O uso do fogo não foi importante, pois o homem conseguiu moldar as formas dos dentes de acordo com o consumo de alimentos de baixa caloria;
 e) O uso do fogo foi importante para diminuir o tamanho dos dentes e facilitar as mordidas durante as lutas.

9.       (UNIFESP) –ADAPTADA-A banana que utilizamos na alimentação tem origem por partenocarpia, fenômeno em que os frutos são formados sem que tenha ocorrido fecundação. Existem, porém, bananas selvagens que se originam por fecundação cruzada.

Qual dos dois tipos de bananeira teria maior sucesso na colonização de um novo ambiente?                     Justifique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário