quinta-feira, 28 de maio de 2015

Turmas 3005- 3006 e 3007. RELAÇÕES ECOLÓGICAS- Gabarito das atividades

Questões  - dia 22 de maio ( 3005 e 3006) e dia 25 de maio ( 3007)

1 - Colônias -seres da mesma espécie anatomicamente unidos  Exemplo: caravela
Sociedades - seres que vivem agrupados, sem união anatômica, ocorrendo divisão de trabalho.Algumas vezes esta divisão de trabalho é tão grande, como nos insetos sociais, que o corpo dos indivíduos é modificado e adaptado de acordo com as funções que realizam.Exemplo: abelhas

2- Associação em que ambos os indivíduos se beneficiam, havendo forte dependência entre eles. Exemplos: líquens ( algas e fungos); cupim e protozoários; leguminosas e bactérias.

3- No mutualismo, a dependência é maior do que na protocooperação.
Exemplos: paguro (ganha proteção) e anêmona ( ganha transporte e alimento); pássaro palito ( obtém alimento ) e crocodilo ( livra-se de parasitas)

4- Comensalismo - um ser lucra sem prejudicar o outro

5- Esclavagismo ou sinfilia - É uma associação em que uma das espécies se beneficia com as atividades de outra espécie. 

Por um lado, o esclavagismo tem características de hostilidade, já que os pulgões são mantidos cativos dentro do formigueiro. 
No entanto, pode-se considerar uma relação harmônica, pois os pulgões também são beneficiados pela facilidade de encontrar alimentos e até mesmo pelos bons tratos a eles dispensados pelas formigas (transporte, proteção, etc). Essa associação é considerada harmônica e um caso especial de protocooperação por muitos autores, pois a união não é obrigatória à sobrevivência.
O pulgão recebe o alimento e proteção, a formiga absorve um líquido açucarado do pulgão.

6- a) vírus da AIDS e ser humano- parasitismo
b) coruja e rato - predatismo
c) cobra comendo filhotes de tartaruga- predatismo

7- Por que a competição é tão intensa que uma delas emigra ou é eliminada.

8- Na camuflagem , um ser vivo assemelha-se ao ambiente , o que lhe permite passar despercebido de um predador  ou de uma presa. No mimetismo , um ser vivo assemelha-se a outro que é venenoso, não palatável ou perigosos para o predador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário