RECUPERAÇÃO PARALELA – 1ª SÉRIE-
SEGUNDO BIMESTRE - BIOLOGIA
PARTE 1 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A
meiose é um processo muito complexo, e erros na separação dos cromossomos
homólogos durante a meiose I ou das cromátides-irmãs na meiose II causam
gametas com número anormal de cromossomos. Quando um desses gametas é fecundado
por um gameta normal, há a formação de um zigoto com número anormal de
cromossomos (aneuploidia). Esse número pode ser maior ou menor que 46, e ambos
os casos são considerados como mutações cromossômicas. A alteração pode ocorrer
nos cromossomos sexuais ou nos autossômicos (do corpo).
Nesse
último caso o indivíduo afetado pode ser tanto homem quanto mulher. Síndrome
de Down ou Trissomia do 21: os indivíduos possuem 3 cromossomos no par 21,
o que provoca cabeça pequena, com a face achatada; olhos com os cantos externos
puxados para cima; boca pequena, com língua de tamanho normal; dentes
irregulares; pescoço curto e largo; baixa estatura; dedos curtos; uma linha
reta na palma da mão; coeficiente intelectual baixo. Síndrome de Patau:
os indivíduos possuem 3 cromossomos no par 13, o que provoca olhos afastados;
orelhas malformadas; defeitos sérios no coração e nos sistemas digestório,
genital e urinário. Geralmente os portadores dessa síndrome não vivem além dos
3 anos de idade. Síndrome de Edwards: os indivíduos possuem 3
cromossomos no par 18, o que provoca cabeça pequena e estreita; olhos
afastados; boca e queixo pequenos; pés deformados; anomalias graves no coração,
rins e sistema genital. Geralmente os portadores dessa síndrome não vivem além
do 1º ano de idade. Síndrome de Klinefelter: os indivíduos possuem dois
cromossomos X e um Y e são todos do sexo masculino. Essa síndrome provoca
testículos pequenos; ausência de espermatozóides; e em alguns casos mamas mais
evidentes. Síndrome de Turner: os indivíduos possuem apenas um
cromossomo sexual: o X e são todos mulheres. Essa síndrome provoca estatura
pequena; ovários não-funcionais; pescoço curto e largo; anomalias renais.
Atualmente há testes que identificam essas doenças desde a oitava semana de
gestação. FONTE: Adaptado de texto de Sônia Lopes. 17
1.
Sabendo que os 46 cromossomos são agrupados em 23 pares. Observe os cariótipos
nas figuras 11, 12, 13 e 14 veja que contêm mutações, ou seja,
alterações na organização dos cromossomos. Veja que em 3 figuras, estão
identificados por uma seta ou círculos cromossomos onde elas ocorreram, e DÊ OS NOMES DAS DOENÇAS QUE RESULTARAM
DESSAS MUTAÇÕES.
a) Figura
11 --Cariótipo A - ____________________________________________________
b) Figura
12.
Cariótipo B - ____________________________________________________
c) Figura
13. Cariótipo
C -___________________________________________________________________
d) Figura
14. Cariótipo D - ___________________________________________________
2.
Explique como a natureza resolve a formação de novas gerações iguais à geração
inicial, isto é, a formação de indivíduos cujas células contenham 46
cromossomos cada uma?
3.
Em certos organismos há uma geração que se reproduz assexuadamente e que alterna
com outra geração que se reproduz sexuadamente. Em qual dos dois casos os
descendentes apresentarão maior semelhança com os seus genitores? Explique:
4.
(SAERJINHO 2012) Leia com atenção o texto sobre a A Síndrome de Marfan e
depois assinale a alternativa correta sobre a causa da doença, que apresenta as
manifestações clínicas concentradas em três sistemas principais: o esquelético,
caracterizado por estatura elevada, escoliose, braços e mãos alongadas e
deformidade torácica; o carídaco, caraterizado por prolapso de válvula mitral e
dilatação da aorta; e o ocular, caracterizado por miopia e luxaçao do
cristalino.
A
doença citada nesse texto ocorre devido à alteração no DNA. Essa alteração
promove uma modificação adaptativa na espécie humana, pois:
a) Aumenta o fluxo gênico; b) Diminui a variabilidade genética; c)
Ocasiona mutação gênica; d) Promove a
deriva gênica; e) Promove novo genótipo.
5. (UDESC) O ciclo de vida das plantas
pteridófitas está representado no esquema abaixo:
Assinale
a alternativa correta sobre esse ciclo:
a)
O gametófito está representado pelo número IV do ciclo;
b)
Os esporos são diploides e estão representados pelo número VI;
c)
A meiose está representada pelo número V do ciclo;
d)
O gametófito constitui a fase duradoura (planta propriamente dita) do ciclo;
e) O esporófito está representado pelo número I do
ciclo
PARTE
2 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1-UNICAMP-SP)
Em muitos organismos unicelulares como as amebas, as células-filhas resultantes
da divisão mitóticas funcionam como organismos independentes;
novas
plantas podem surgir a partir de raízes ou mesmo de folhas; em certos animais,
como
a hidra, novos indivíduos surgem por brotamento.
a)
A que tipo de reprodução se referem esses exemplos? Explique:
b)
Dê duas vantagens e uma desvantagem desse tipo de reprodução:
2.
(Fuvest- SP) Através de técnicas modernas de melhoramento vegetal, conseguiu-se
Uma linhagem de cana-de-açúcar altamente produtiva. Sabendo-se que a cana pode
se reproduzir tanto sexuada quanto assexuadamente, explique de que forma essa
linhagem deve se propagar para que suas boas características sejam mantidas em
plantas sucessivas.
3.
(Unicamp- SP) Culturas de cana-de-açúcar são obtidas através do plantio de
pedaços de colmos, os toletes. Culturas de subsistência de milho são obtidas
pelo plantio das sementes que o agricultor colheu no ano anterior. Qual dessas
duas culturas terá maior potencial para enfrentar uma alteração no ambiente,
como por exemplo, o aparecimento de um novo patógeno? Justifique:
4.
(Vunesp-SP) Qual a maior vantagem evolutiva da reprodução sexuada? Que processo
de divisão celular e que eventos que nele ocorrem contribuem para que essa
vantagem seja promovida?
5. (UFC-CE) Durante o desenvolvimento embrionário, o
período de organogênese é particularmente vulnerável à ação de determinados
fatores, como infecções (toxoplasmose e rubéola, por exemplo), drogas (como a
talidomida) e deficiências alimentares maternas. Justifique essa
vulnerabilidade.
PARTE
3------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1.
O DNA de duas espécies distintas difere quanto à sequência das bases
nitrogenadas. Na sua opinião, o DNA de dois indivíduos da espécie humana é
idêntico?
2.
Diante dos estudos realizados nesse módulo, sobre a transmissão da vida, você
agora consegue imaginar e propor um motivo que faça com que sejam
desaconselhadas radiografias do abdome em mulheres grávidas, no início da
gestação, e quanto são eventualmente toleradas nos últimos meses do processo?
3.
A ocorrência de mutações é importante para a evolução da espécie? Justifique
sua resposta:
4.
(UFLA)
Analise as proposições abaixo sobre a replicação e a transcrição do DNA:
I.
O modelo de replicação é semiconservativo;
II.
A principal enzima envolvida na replicação é a RNA polimerase;
III.
A partir da transcrição do DNA, é sintetizada uma molécula de RNA de fita
simples;
IV.
A replicação do DNA produz duas moléculas de DNA idênticas.
Agora assinale a alternativa correta:
a)
Somente as proposições I e IV são corretas.
b)
Somente as proposições I, III e IV são corretas.
c)
Somente as proposições II, III e IV são corretas.
d)
Somente as proposições II e III são corretas.
e) Todas as alternativas corretas.
4.
(UNICAMP- SP) No início de 1997, pesquisadores anuciaram o nascimento da ovelha
Dolly, considerada o primeiro clone de mamífero, gerado artificialmente. Um dos
objetivos dessa pesquisa é a melhoria da pecuária, através da formação de
rebanhos homogêneos. Os Clones no entanto, ocorrem naturalmente no cotidiano,
lembra o geneticista Ademar Freire Maia, em um artigo do Boletim Germinis do
Conselho Federal de Biologia, de maio/junho de 1997.
a)
Qual seria a desvantagem biológica de um rebanho de clones?
b)
Dê exemplos de clones que ocorrem naturalmente:
5. (UECE) No ciclo de vida
das briófitas podem ser consideradas as seguintes etapas:
I. Produção de esporos;
II. Produção de gametas; III. Formação de indivíduo haplóide
IV. Formação de indivíduo
diplóide.
Assinale a sequência
correta destas etapas:
a) I, III, IV e II.
b) III, I, II e IV.
c) III, I, IV e II.
d) I, III, II e IV.
e) I, II, III,IV
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