Os processos de obtenção de energia dos seres vivos - Parte 1
Segundo a primeira lei da termodinâmica “a energia não pode ser criada, nem destruída: apenas transformada e transferida de um organismo para outro”.
Para realizar trabalho é essencial a obtenção de energia. Logo, para manter o metabolismo, os seres vivos precisam realizar processos de transformações energéticas, entre os quais estão os processos de respiração e de alimentação.
As funções de nutrição são responsáveis pela obtenção da energia essencial aos organismos vivos. Estes processos podem ser heterótrofos, quando se obtém alimento a partir de outro ser vivo ou seus derivados, ou autótrofos, quando são capazes de sintetizar ou produzir o seu alimento a partir de uma fonte de energia não orgânica
A energia é transportada de forma unidirecional enquanto a matéria forma ciclos
biogeoquímicos.
A energia é transportada ao longo da cadeia alimentar, portanto podemos afirmar
que os organismos produtores (autótrofos) são a base das teias alimentares.
Deste modo, como o principal processo autotrófico é a fotossíntese, a partir da qual é utilizada a
energia solar para transformar gás carbônico e água em fonte de glicose, água, gás
oxigênio, podemos afirmar que nossa maior fonte de energia é o sol.
Os organismos heterótrofos são chamados de consumidores nas cadeias
alimentares.
A matéria que compõe os seres vivos e os seus derivados retornará, em algum momento, para o estado inorgânico e, posteriormente, ao orgânico completando as etapas dos ciclos biogeoquímicos.
Os organismos responsáveis por transformar matéria orgânica em inorgânica são chamados decompositores, e seus representantes são bactérias e fungos.
Os processos biológicos que envolvem reações do metabolismo energético.
- Metabolismo é o conjunto das atividades metabólicas (reações químicas) da célula, relacionadas com a transformação de energia. M
- Metabolismo energético é o conjunto de reações que envolvem transferência de energia entre diferentes substâncias.
Estas reações ocorrem no interior das células, unidades mínimas fundamentais da vida.
ANABOLISMO e CATABOLISMO
- Todas as reações de síntese, por meio das quais os organismos vivos constroem as complexas moléculas orgânicas que formam o seu corpo, são chamadas de anabolismo e as reações de degradação de moléculas constituem o catabolismo.
- Através de reações anabólicas que o ser vivo constrói seu corpo e é através de reações catabólicas que os seres vivos conseguem a matéria–prima e a energia necessárias à vida.
Fonte: Atividades Autorreguladas - SEEDUC - RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário