sexta-feira, 7 de junho de 2013

2ª SÉRIE – RECUPERAÇÃO PARALELA –PARTE 2

CE COMPOSITOR LUIZ CARLOS DA VILA
BIOLOGIA – 2ª SÉRIE – ENSINO MÉDIO – RECUPERAÇÃO PARALELA –PARTE 2

1)    (ENEM )A água é um dos componentes mais importantes das células. A tabela a seguir mostra como a quantidade de água varia em seres humanos, dependendo do tipo de célula. Em média, a água corresponde a 70% da composição química de um indivíduo normal.
 
(Fonte: L. C. Junqueira e J. Carneiro. Histologia Básica. 8a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1985.)
Durante uma biópsia, foi isolada uma amostra de tecido para análise em um laboratório. Enquanto intacta, essa amostra pesava 200 mg. Após secagem em estufa, quando se retirou toda a água do tecido, a amostra passou a pesar 80 mg. Baseado na tabela, pode-se afirmar que essa é uma amostra de:
a) tecido nervoso - substância cinzenta.  b) tecido nervoso - substância branca.         
c)hemácias.             d) tecido conjuntivo         e) tecido adiposo. 

2)    (ENEM ) O desenvolvimento da maior parte das espécies de insetos passa por vários estágios ate chegar à fase adulta, quando finalmente estão aptos a reprodução. Esse desenvolvimento é um jogo complexo de hormônios. A ecdisona promove as mudas (ecdises), mas o hormônio juvenil impede que o inseto perca suas características de larva. Com o tempo, a quantidade desse hormônio diminui e o inseto chega à fase adulta.
Cientistas descobriram que algumas árvores produzem um composto químico muito semelhante ao hormônio juvenil dos insetos. A vantagem de uma árvore que produz uma substância que funcione como hormônio juvenil e que a larva do inseto, ao se alimentar da planta, ingere esse hormônio é:
a) vive sem se reproduzir, pois nunca chega à fase adulta.
b) vive menos tempo, pois seu ciclo de vida encurta.
c) vive mais tempo, pois ocorrem poucas mudas.
d) morre, pois chega muito rápido a fase adulta.

e) morre, pois não sofrera mais mudas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário